segunda-feira, 14 de março de 2011

Plataforma para a criação de rede social - Open Social, NING

Actualmente produz-se informação em escala exponencial devido à rápida proliferação das novas tecnologias, ao passo que a quantidade de matéria a ser aprendida pelos estudantes é gradualmente mais extensa. Há que tirar o máximo partido das novas tecnologias no contexto de aula. Ao professor compete integrar-se no habitat do aluno, cuja criatividade é cada vez mais asfixiada. O monólogo há muito que já não conquista a atenção dos jovens da geração digital. Hoje, no ensino, e sobretudo na Educação Secundária onde lecciono, não podemos ser espectadores passivos, temos que ser os protagonistas! É imperativo entender as novas gerações e parar de criticá-las!
Olhemos reflectidamente para a realidade dos jovens. Eles encontram nas redes sociais uma “segunda casa” e elegem o telemóvel como sendo quase uma “extensão da mão". Quantos professores por esse mundo fora já apanharam pelo menos um aluno a mexer no telemóvel ou com o Facebook aberto durante a aula!
Os professores precisam aproveitar esse facto para envolver os alunos na aula.
O que sugiro é que utilizem a plataforma das redes sociais para interagir com eles, mantendo a comunicação permanente com os alunos, graças ao sistema /plataforma on- line que permitem a criação de redes sociais individualizadas. (ex: Open Social, NING, etc)
Proponho que no contexto de aula se utilize as redes sociais para estimular debates. O debate é um dos melhores caminhos para desenvolver o espírito crítico e alterar a metodologia convencional. Partilham-se ideias e opiniões, promove-se a integração e interactividade.
A sala torna-se um ambiente mais participativo com a utilização das redes sociais, Façam uso de perguntas que exigem criatividade.
Em ambientes familiares, os jovens querem manifestar-se e surpreendem-nos!

Sem comentários:

Enviar um comentário