sábado, 12 de fevereiro de 2011

E-learning

O E-learning surge da aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos de ensino e aprendizagem levando à criação de novas formas de aprendizagem à distância, que contribuem para um repensar no desenvolvimento do capital humano. Os jogos são uma das formas de E-learning em que quem joga aprende ao seu ritmo com o apoio de um tutor de forma lúdica, mas efectiva. Um dos principais desafios de um jogo dedicado ao ensino será o de motivar os alunos para a aprendizagem. Criar um jogo não é apenas fornecer conteúdos, mas também facilitar as experiências dos alunos. Para tal, é necessário ter presentes as teorias subjacentes aos jogos.

O jogo como estratégia de aprendizagem favorece o envolvimento dos alunos na aprendizagem e simultaneamente permite-lhes compreenderem como aprendem e como a aprendizagem é apaixonante. O jogo é arte do conhecimento, aprende-se a conhecer, conhecendo as regras do jogo.

A autonomia motiva, a motivação constrói, a colaboração edifica o conhecimento, a tecnologia distribui-a pela comunidade humana, a comunidade enriquece, a humanidade evolui, o ser humano torna a potência o acto verdadeiro da civilização do conhecimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário